• Casa Mães para Sempre

Como ajudar pais enlutados

No desejo de querer confortar uma pessoa enlutada, podemos dizer coisas que, na verdade, podem piorar a situação. Comentários, opiniões, atitudes ou apenas uma palavra inadequada pode ter um impacto devastador para alguém que está em um momento de fragilidade (mesmo se bem-intencionados). Após a morte de um filho, muitos pais escutam coisas que os magoam ainda mais. Frases ditas no intuito de confortar mas que, na realidade, são bastante insensíveis.

Mas então, como agir e o que dizer para alguém que está vivenciando o processo de luto? Como podemos acolher?

Esses são 5 conselhos da @michellemarksauthor, autora do livro “All my children” e mãe de dois bebês anjos:

1. RECONHECER. Reconheça minha perda. Por favor, não finja que está tudo bem. NÃO ESTÁ. Você não precisa me dar razões para a minha perda. Eu não quero sua opinião ou conselho neste momento, por melhores que sejam suas intenções. “EU SINTO MUITO PELA SUA PERDA” é a coisa mais poderosa e significativa que você pode dizer. Esta afirmação não julga, mas mostra apoio.

2. INFORME-SE. Procure informações de organizações profissionais sobre a melhor forma de apoiar seu ente querido.

3. Por favor, NÃO ME EVITE. Se você me vir caminhando em sua direção e atravessar a rua para me evitar, eu notarei. Vou fingir que não percebo, porque entendo que você se sente constrangido mas, por dentro, essas ações me machucam profundamente. Depois de iniciar o ciclo de evitação, é difícil parar. Apenas diga oi e continue andando se achar que não pode falar comigo. Mas tente. Por favor, tente.

4. OUÇA. Eu sei que você quer me fazer sentir melhor, mas preciso que você fale menos e ouça mais. Apenas esteja lá. Por favor. Apenas esteja lá.

5. DIGA SEU NOME. Você não vai me deixar mais triste falando comigo sobre meu filho. Você não vai “me lembrar” que meu filho morreu - eu não esqueci. Eu penso neles todos os dias. Quando você diz o nome do meu filho, reconhece sua existência e ajuda a honrar sua memória.

Ilustração: Kasia Bogdanska

4 visualizações

Você não está sozinha(o)!

A Casa Mães para Sempre é um centro de apoio aos pais e mães enlutados.

Entre em contato:

(11) 99965-2817

  • Wix Facebook page
  • Instagram