• Casa Mães para Sempre

Festas de final de ano: como sobreviver?


Ah, o Natal! A época mais maravilhosa do ano, momento de felicidade, alegria, e… Para quem? As festas de final de ano podem não ser um tempo de magia para todos, principalmente se seu coração está longe de brilhar. Para os pais enlutados, essa pode ser a época mais dura, pois há um clima geral de comemoração, mas você não está comemorando. Respire fundo e tente aceitar que os próximos dias de festa podem ser um momento difícil para você. E está tudo bem em não se divertir. Aqui vão algumas sugestões que podem te ajudar a vivenciar esse feriado:

1. Inclua a memória do seu amado filho nas suas comemorações. Mesmo dolorido, coloque seu filho no Natal, mesmo que simbolicamente. Pode ser um enfeite na árvore, uma vela, uma bola de cor diferente das demais, um trabalho manual seu com o nome do seu bebê, uma doação em nome do seu bebê para uma organização de caridade… Enfim, algo simbólico, algo especial, entre vocês e com muito amor!

2. Recuse evento/encontros que não soem bem para você. Não tenha vergonha de recusar convites. Seja sincera com você mesma e com os outros. Está tudo bem se você quiser ignorar as festas de final de ano. Mude seus rituais.Criem novas tradições para a data festiva. Se você tem outra crianças, pergunte o que eles gostariam de fazer. Decidam, em família, a melhor maneira de passar as festas.

3. Não passe por cima de suas emoções. Respeite seus limites e não se culpe por não estar em festa.

4. Dê um tempo das redes sociais. Fotos de final de ano são sempre envoltas de brilho e felicidade. E é natural que a gente acabe caindo em comparações. Então, evite navegar pelas redes.

Respeite você mesmo, suas dores e seu momento. Decida com sua família como serão esses dias. Não há regra. Não há caminhos certos. Siga seu coração!

Você não está sozinha(o)!

A Casa Mães para Sempre é um centro de apoio aos pais e mães enlutados.

Entre em contato:

(11) 99965-2817

  • Wix Facebook page
  • Instagram