• Casa Mães para Sempre

Luto dos Avós


O luto dos avós pode ser extremamente profundo e solitário. Isso porque eles acabam esquecidos pelos familiares, mesmo sem intenção. Por serem mais velhos, as pessoas imaginam que eles detém mais experiência e estrutura para lidar com a morte e minimizam a intensidade de seu sofrimento por não ter sido o filho deles que morreu.

Muitas vezes os avós são vistos como aqueles que devem fornecer apoio aos pais enlutados, mas é preciso lembrar que eles também estão vivenciando a situação e sofrem pela perda do neto e pela dor do filho ao mesmo tempo.

Além disso, a morte de um bebê parece violar a ordem natural da vida e é sentida pelos avós como extremamente injusta, já que eles puderam viver longas vidas. Dessa situação, pode surgir a culpa e questionamentos como “por quê Deus não me levou em lugar de meu neto?”. Esses sentimentos fazem parte do processo do luto e devem ser acolhidos com respeito. Aos avós enlutados:


🔹️Tente não diminuir a sua dor;

🔹️Escolha os parentes e amigos que lhe trazem conforto e diga-lhes como se sente; 🔹️Não aceite comparar seu luto com o de outras pessoas e situações;

🔹️Evite pensar que a vida não tem mais a oferecer;

🔹️Encontre uma expressão para sua perda e busque um significado;

🔹️Reconheça que as lágrimas são um expressão natural e apropriada da dor;

🔹️Expresse sua fé se isso lhe trouxer conforto.

Você não está sozinha(o)!

A Casa Mães para Sempre é um centro de apoio aos pais e mães enlutados.

Entre em contato:

(11) 99965-2817

  • Wix Facebook page
  • Instagram