• Casa Mães para Sempre

Protocolo de Luto: PACIENTE


Continuando nossa conversa sobre os protocolos de luto, hoje vamos falar sobre o PACIENTE, um protocolo proposto por um grupo de pesquisadores brasileiros que se basearam no famoso protocolo SPIKES, originalmente elaborado para uso em oncologia.

PACIENTE é um mnemônico que auxilia no treinamento das equipes institucionais e multiprofissionais para guiar seu comportamento diante de uma família experienciando o luto. Isso não significa enrijecer o comportamento dos profissionais, até porque defendemos a individualização da assistência, mas o protocolo pode sugerir condutas diante dessas situações.

Para o profissional, o óbito de um bebê pode ser uma ocorrência que faz parte da rotina de trabalho, mas para a família, provavelmente, é o dia mais trágico de suas vidas. Por isso, é preciso exercitar empatia, dignidade e humanidade, sem assumir a tutela ou a responsabilidade por decisões individuais.

Assim, a meta de um profissional de saúde deve ser que a família possa carregar memórias de uma experiência que, ainda que dolorosa, tenha sido também respeitosa, repleta de apoio, confiança, empatia e segurança por parte da assistência. Essas lembranças serão a base para que a família consiga conviver com a perda e seguir adiante na vida.


Texto baseado no livro “Como Lidar- Luto Perinatal” de Heloisa Salgado e Carla Polido. Recomendamos essa leitura <3

Você não está sozinha(o)!

A Casa Mães para Sempre é um centro de apoio aos pais e mães enlutados.

Entre em contato:

(11) 99965-2817

  • Wix Facebook page
  • Instagram